segunda-feira, 24 de outubro de 2011

pézinhos levantados e vamos soprar as velinhas!

Parabéns Lulu!
Muito (Rs) mais velha que eu, era hora de soprar as 20 e algumas velinhas - como boa amiga que sou é claro que não vou revelar a idade dela assim tão fácil!

Não havia ideia melhor para o novo experimento do blog, como um bolo - ou brownie - de aniversário para a minha xará e amiga Luiza.
Pelo nome já dá pra saber que é gente finíssima, mas eu confirmo e assino embaixo, um dos melhores presentes que a Oi me deu - so cute!

Às vezes eu saio à caça de uma receita legal para experimentar, mas essa "caiu" na minha tela e deu água na boca. A pitada especial era a assinatura da Roberta Sudbrack - Isso de cara pode assustar, mas confia em mim, é super fácil e legal de fazer! - Além disso, o chocolate tem o dom de conquistar qualquer um, não tem como não agradar...

Então vamos quebrar os ovos e colocar o chocolate pra derreter!


Bolo Brownie Lulu
Ingredientes
Massa
400 g de chocolate meio amargo picado - eu usei da Lacta e super recomendo
150 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar de confeiteiro - aquele bem fininho
5 gemas
5 claras batidas em neve - tem que bater até ficar bem consistente, são uns 5 minutos batendo
1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
Calda
200 g de chocolate ao leite picado
100 ml de creme de leite fresco
20 g de manteiga


Ingredientes
Fazendo a massa

Numa panela em banho maria derreta 400 g de chocolate meio amargo picado, 150 g de manteiga sem sal e 150 g de açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem - nesse momento o cheirinho do chocolate já é bom demais. Retire do fogo.

Em uma vasilha como essa da foto coloque as 5 gemas e acrescente 2 colheres (sopa) do chocolate que acabou de derreter. Junte o restante do chocolate e mexa com vontade. Vai adicionando com cuidado a farinha de trigo peneirada e misture. Adicione as claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima.

Numa assadeira retangular untada com manteiga e farinha (32 cm x 22 cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º e asse por 10 minutos - esse tempo varia de forno para forno, no meu por exemplo demorou o dobro disso. Deixe assar até que a superfície do bolo esteja seca - vai testando com um palito.
Muito importante: O interior deve estar bem molhadinho, ou seja, pouco assado - essa é a parte difícil de qualquer receita, o ponto certo da massa.

Calda de chocolate ao leite

Agora vamos para a calda

Na mesma panela onde derretemos o chocolate amargo com os outros ingredientes derreta, em banho maria, as 200 g de chocolate ao leite picado, 100 ml de creme de leite fresco e 20 g de manteiga - a receita original pede que seja numa panela diferente, mas vamos lá, limpar tudo isso depois vai dar um trabalhão, e chocolate é chocolate. Por fim, misture bem e mantenha quentinho!



Você vai ver que o resultado final não tem muita cara de bolo, por isso o nome Bolo Brownie. A melhor forma de servir é cortando o bolo ainda morno em pedaços individuais. Cubra com a calda quente de chocolate e se puder servir em seguida, melhor, mas ele fica bom no dia seguinte também, basta esquentar a calda - que foi o que eu fiz. Primeira pergunta quando comecei a servir os pedaços hoje - Luli, e o sorvete? - Pois é, dica, ele com certeza deve ficar ainda melhor acompanhado de sorvete de creme, mas era o que tínhamos para hoje - e foi aprovado*****!



Essa receita rende uns 15 pedaços médios. Se colocar numa assadeira muito grande a massa fica fininha, não cresce muito. Na próxima acho que vou experimentar colocar um tiquinho de fermento e vamos ver como fica. 


Voilà! E mais parabéns para a Luiza!!!


De onde tirei essa receita? Blog Comidinhas e Coisinhas
Ah, não posso deixar de agradecer a ajuda do meu pai, que como um bom hoteleiro - e também um excelente gourmand - sempre dá super dicas!

2 comentários:

  1. Aprovado? Foi APROVADÍSSIMO!!!! Bolo Brownie Lulu delicioso demais!
    Luli querida, mais uma vez muito obrigada! Sem dúvidas você tornou o meu dia muito mais divertido e doce!
    Gostei tanto que a partir de agora vc vai ter que fazer um desse em todos os meus próximos aniversários! Se vira!!! Rsrs.
    Bjks da amiga que te adora demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que showw!!
    Lindo blog!!
    Parabens !!
    Bjsss grandes
    Ana
    Obrigada

    ResponderExcluir