sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Antes tarde do que nunca!

Voltei! A verdade é que não vou abandonar esse blog, mas também não prometo a frequência (ainda!). Tô naquele momento da vida que não sei de nada! Apenas vivo!

Fiquei pensando, mas na verdade prefiro nem pensar. Vou criando e escrevendo isso aqui no estilo "ao vivo" de ser. O ao vivo de uma apaixonada pela gastronomia que de vez em quando se aventura na cozinha e de vez em muito fica buscando novas receitas pra experimentar. (Na minha lista de blogs que entro diariamente já são 13!)
Aipim depois de cozinhar e amolecer

A receita que testei hoje acabou nem sendo tirada de um blog, mas sim de uma curiosidade para provar os quitutes que a Gabriela, aquela do remake, faz e que todos elogiam. Aí achei essa de Bolinho de Aipim com queijo.

Adoro aipim! Confesso que enquanto esperava ele amolecer fiquei roubando uns pedaços e pensando como seria bom comer com manteiga de garrafa! Hmmm!!!

Enfim, a receita é simples, mas como acabo lendo muitas o que mais sinto falta nelas é a experiência que cada um teve fazendo. Isso facilitaria muito pra entender o passo a passo e pra não ficar achando que tudo está desandando antes mesmo de terminar! Então é isso!

Bolinho de Aipim com queijo

Ingredientes
1 kg de aipim
1 ovo
Sal (a gosto)
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150g de queijo* cortado em tirinhas

Finalização (para empanar)
2 ovos batidos ligeiramente
1 xícara (chá) de farinha de rosca
Óleo para fritar 


Eu usei exatamente o que a receita pedia, com exceção do queijo*. Na receita pediam que usasse muzzarela (não consigo escrever muçarela ainda, Rs), mas decidi inventar de colocar emmenthal e usei até menos do que 150g e ainda assim deu para rechear todos os bolinhos. Gosto muito mais desse queijo, mas ele não derrete completamente ao fritar os bolinhos. 

Primeiro descasque os aipins e corte em pedaços. Deixe cozinhar até amolecer e já tempere com dois punhadinhos de sal. Use água suficiente pra cobrir os aipins na panela. Não contei o tempo, mas chutaria que em menos de 15 minutos já estavam amolecidos. Tire do fogo e deixe esfriar. Amasse e retire aquelas "cordas" que vem dentro de cada aipim. Depois é só juntar a farinha de trigo, a salsa picada, o ovo (um só, os outros dois é para empanar os bolinhos) e temperar com um pouquinho mais de sal. A receita pede pra misturar tudo e o modo mais fácil que achei pra fazer isso foi com as mãos. Vá amassando e formando a massa com as mãos. É um certo trabalho de força no braço, mas facilita quando você usa o punho fechado e amassa com a parte de cima dos dedos. 
A massa vai grudar muito na sua mão, mas não tem problema. Para começar a formar os bolinhos unte a mão com manteiga e vá formando do jeito que quiser, do tamanho que achar melhor. Só tem que se preocupar em fazer as tirinhas de queijo caberem dentro dele. 
Eu até colocaria mais queijo, pra dar ainda mais sabor, mas tem que caber dentro da massa.

Feito tudo isso e com os bolinhos já prontos monte sua linha de produção com o pote dos ovos batidos e depois um pote com a farinha de rosca, e nessa ordem passe os bolinhos e frite em óleo quente. Fritar ainda não é minha especialidade, mas a D. Antônia, que trabalha aqui em casa e sempre se diverte quando eu assumo a cozinha, me orientou a colocar uma quantidade de óleo bem pequena. Nada de deixar o bolinho submerso em óleo. A quantidade cobre apenas o fundo da frigideira e não enche mais que isso. 


Resultado: A massa ficou ótima e o sabor bem leve. Eu não temperei com mais sal quando estava formando a massa e acho que fez falta. Só não pode exagerar, já que você temperou o aipim quando estava cozinhando!
Já disse antes, mas o queijo emmenthal não derreteu totalmente, talvez a muzzarela derreta mais fácil.

Rendeu: 17 bolinhos e sobrou massa para pelo menos mais 5.

Duração: Eu só não descasquei os aipins que já foram comprados descascados e demorei 1 hora e meia mais ou menos em todo o processo. Mas acho que isso muda com a prática de cada um.

Já pensei em dar uma incrementada na receita com a massa que sobrou e conto pra vocês depois!

"Coma"o resultado com os olhos e aproveite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário